Razões para obter ajuda

A perda auditiva desempenha um papel significativo em muitas questões que afetam nossa qualidade de vida. É por isso que os especialistas recomendam o tratamento precoce.

A perda auditiva afeta nosso bem-estar emocional

Quando ouvimos o nosso melhor, não há nada que nos impeça de desfrutar os sons de risos, música, natureza ou conversas com familiares e amigos. Ouvir esses sons ajuda a nos abastecer e, inegavelmente, torna os momentos mais memoráveis ​​e a vida mais agradável.

Quando a audição é prejudicada, os sons que consideramos naturais desaparecem, levando a uma cascata de mudanças que podem nos impactar emocionalmente.

  • A perda de audição pode causar constrangimento
  • A falta de sons favoritos pode causar tristeza
  • A falta de informações críticas pode gerar ansiedade
  • Não ouvir as conversas com clareza pode fazer com que se sinta excluído
  • Sentir-se excluído pode levar à depressão e ao isolamento social

Hearing loss increases the risk for dementia three ways:

A perda auditiva afeta nossa saúde física e mental

A perda auditiva desempenha um papel significativo em nosso bem-estar físico e mental, com um número crescente de pesquisas associando a perda auditiva à demência e declínio cognitivo. Quando ouvimos o nosso melhor, é fácil permanecer envolvido, alerta e ativo.

Quando a audição é prejudicada, nossa sensação de espaço diminui, as dicas de alerta são perdidas e nos afastamos de atividades ou situações sociais. Isso deixa nossa saúde física e mental vulnerável.

  • Adultos com perda auditiva têm até 5 vezes mais probabilidade de desenvolver demência1
  • A perda auditiva está associada a um risco triplo de queda2
  • Lesões acidentais são até 50 por cento mais prováveis em pessoas com perda auditiva3

A perda auditiva afeta a vida cotidiana

Mais do que qualquer outra coisa, ouvir nos mantém conectados com o mundo ao nosso redor. Quer se trate de se comunicar com amigos e familiares, interagir com colegas, desfrutar de um recital, filme ou programa de TV, ou acordar com pássaros cantando fora da sua janela, ao ouvir melhor, você simplesmente vive melhor.

Entretanto, quando a audição é prejudicada, essas conexões, interações e momentos podem ser silenciados e tensos, o que gera um impacto na nossa qualidade de vida.

  • Perder as primeiras palavras de um neto ou uma história contada no jantar em família
  • Sentir-se excluído de uma conversa ou de uma boa piada
  • Limitar atividades sociais que antes eram divertidas
  • Sentir-se menos independente, menos confiante e menos seguro
  • Frustrar entes queridos com constantes pedidos para repetir o que foi dito
  • Não viver a vida ao máximo porque a perda auditiva está impedindo




Próximo: Ajude um ente querido

Dúvidas frequentes

Embora você esteja, sem dúvida, preocupado com a aparência, compensar a perda auditiva pedindo às pessoas que se repitam, respondam inapropriadamente às pessoas (ou não respondam) ou mesmo se retirem de situações sociais é mais óbvio do que usar um aparelho auditivo. Os aparelhos auditivos de hoje são pequenos, discretos e mais elegantes do que nunca. Alguns são até invisíveis.

Aprenda sobre mitos e fatos comuns sobre o uso de aparelhos auditivos

Pesquisas sobre pessoas com perda auditiva e outras significativas mostraram que os aparelhos auditivos desempenham um fator significativo no bem-estar social, emocional, psicológico e físico de uma pessoa.

Aprenda como os aparelhos auditivos podem melhorar sua qualidade de vida

Embora nenhum aparelho auditivo possa restaurar sua audição ao normal (exceto em casos de perda auditiva muito leve), os aparelhos auditivos são projetados para permitir que você ouça sons suaves que você não podia ouvir antes, e evitar que sons altos se tornem desconfortavelmente altos para você. Eles também são projetados para melhorar sua capacidade de entender a fala, mesmo em ambientes barulhentos.

Consulte Mais informação

Parece haver uma conexão entre perda auditiva e declínio cognitivo de acordo com pesquisas conduzidas e publicadas por uma equipe de médicos da Johns Hopkins e do Instituto Nacional de Envelhecimento. De acordo com o estudo, "idosos com perda auditiva são mais propensos a desenvolver problemas pensando e lembrando do que idosos cuja audição é normal".

Consulte Mais informação

A perda auditiva pode ocorrer por uma série de razões. À medida que as pessoas envelhecem, elas podem começar a perder a audição como resultado do processo natural de envelhecimento. Sua saúde auditiva contribui para o seu bem-estar geral e qualidade de vida. Comece sua jornada para uma melhor saúde geral hoje.

Como muitos outros dispositivos de alta tecnologia (TVs, telefones, computadores), os aparelhos auditivos sofreram uma grande revolução tecnológica na última década e especialmente nos últimos anos.

Consulte Mais informação

Você pode gostar também:

better-hearing-guide
50 benefícios de uma audição melhor

Existem infinitos benefícios no tratamento da perda auditiva. Listamos os 50 principais neste guia gratuito.

Baixe aqui
cognitive-health
A perda auditiva desempenha um papel significativo em nossa saúde cognitiva

Os especialistas relacionaram a perda auditiva não tratada a um risco aumentado de declínio cognitivo e demência. Saiba por quê 

Saiba por quê 
this is not an accurate image
Onde comprar

Encontre uma clínica perto de você que venda aparelhos auditivos Starkey.

Encontre um profissional