Aparelhos auditivos

As pessoas notarão
meu aparelho auditivo?

Ficarei em evidência se usar um aparelho auditivo?

Com diversos aparelhos auditivos pequenos, até mesmo invisíveis, disponíveis atualmente, é provável que ninguém saiba que você está usando um aparelho auditivo, a menos que você diga.

Se você ainda não está convencido e tem receio de sentir constrangimento, saiba que não está sozinho. Os mitos comuns sobre aparelhos auditivos não passam de mitos. Não deixe que impeçam você ou um ente querido de viver ao máximo com uma audição melhor.

Aqui estão alguns mitos e fatos comuns sobre o uso de aparelhos auditivos.

“Ouvi dizer que os aparelhos auditivos trazem mais problemas do que benefícios.”

A verdade: a experiência de cada pessoa é diferente. Seu amigo ou familiar pode não ter os resultados esperados, mas isso não significa que não haja uma boa solução para você. Com as tecnologias digitais avançadas de hoje, muitas reclamações sobre o desempenho, conforto e funcionalidade do aparelho auditivo foram completamente resolvidas.

“Eles são muito caros.”

A verdade: é verdade que os aparelhos auditivos são um investimento significativo e a falta de reembolso do seguro pode ser uma barreira. Entretanto, considerando a melhoria que proporcionam na qualidade de vida, produtividade e potencial de ganho, o dinheiro gasto vale a pena. Os preços variam entre os estilos, modelos e fornecedores de audição, portanto, vale a pena discutir todas as suas opções com um profissional de audição treinado.

“Eles são difíceis de usar.”

A verdade: embora os aparelhos auditivos de hoje estejam mais avançados do que nunca, na verdade são mais fáceis de usar. Eles podem ser programados de acordo com suas preferências auditivas para diferentes ambientes e serão ajustados automaticamente, para que você possa passar de um ambiente para outro sem alterar manualmente suas configurações. Esteja em um grupo amplo, em uma conversa íntima ou em um ambiente ao ar livre, você está devidamente sintonizado.

“Eles emitem um ruído de fundo muito alto.”

A verdade: o ruído de fundo amplificado costumava ser a principal reclamação entre os usuários de aparelhos auditivos. Isso ocorria porque os aparelhos auditivos analógicos amplificavam todos os sons igualmente, tornando os ruídos de fundo desconfortavelmente altos.

Processamento de sinal digital, microfones direcionais e recursos de cancelamento de ruído projetados para distinguir a fala do ruído trabalham mais intensamente hoje para amplificar os sons que você deseja ouvir e diminuir o volume do ruído de fundo. Alguns fabricantes de aparelhos auditivos oferecem recursos agressivos de supressão de ruído — que não degradam a qualidade ou compreensão da fala — para melhorar sua capacidade de ouvir a fala em ambientes ruidosos.

“Eles emitem aquele barulho irritante de assobio.”

A verdade: uma das principais reclamações dos usuários de aparelhos auditivos é o assobio. O feedback audível ocorre quando a saída do receptor escapa do canal auditivo e entra no microfone do aparelho auditivo, onde é novamente amplificada com todos os outros sons que adentram o microfone. É uma enorme irritação para usuários de aparelhos auditivos e frequentemente resulta na recusa de usar aparelhos auditivos.

Os aparelhos auditivos agora apresentam tecnologia sofisticada que virtualmente elimina barulhos ou assobios agudos irritantes, comumente conhecidos como “feedback”. O processamento de sinal digital minimiza ou elimina efetivamente o “feedback” agudo antes que aconteça, reconhecendo e cancelando o feedback instantaneamente.

“Minha audição não está tão ruim.”

A verdade: como a perda auditiva costuma ocorrer gradualmente, muitas pessoas não percebem o quão ruim ela está. Se você está constantemente pedindo às pessoas que repitam suas falas, aumentando o volume da TV ou entendendo mal as conversas ao seu redor, pode ser hora de procurar ajuda. Evidências mostram que a intervenção precoce é mais eficaz. Se esperar muito, seu cérebro pode começar a perder a capacidade de reconhecer e processar a fala. Você também pode apresentar sinais de perda de memória e diminuição da capacidade de realizar multitarefas. Leia mais sobre a relação entre perda auditiva e declínio cognitivo aqui.

“Não estou pronto para parecer velho.”

A verdade: no passado, a ideia de usar aparelhos auditivos era como admitir a velhice — um conceito que muitos acham difícil de aceitar em nossa cultura que enaltece a juventude. Essa percepção está mudando à medida que mais baby boomers procuram ajuda para tratar a perda auditiva em uma idade mais jovem.

Os novos estilos e cores de aparelhos auditivos de hoje são menores e mais discretos do que nunca. Alguns fabricantes produzem aparelhos auditivos em uma paleta de cores para que se misturem aos tons de cabelo e pele ou se destaquem como acessórios de comunicação eletrônica com cores da moda, semelhantes aos acessórios de telefone Bluetooth®. O resultado final é que a perda auditiva é muito mais óbvia do que seus aparelhos auditivos jamais serão, e aceitar a ajuda oferecida pelos dispositivos avançados de hoje pode mantê-lo tão jovem quanto você se sente.

Você pode gostar também:

test your hearing
Teste sua audição

Deseja saber se você tem perda auditiva? Nosso teste on-line gratuito leva apenas 5 minutos.

Tente aqui
hearing-aid-finder
Localizador de aparelho auditivo

Encontre o aparelho auditivo certo para você.

Vamos começar
hearing doctor appointment
Agende uma consulta

Encontre um profissional de audição local que possa ajudar.

Agendar