Sintomas de perda auditiva

Os sinais de perda auditiva são mais óbvios do que você pensa.

Um em cada seis adultos com 18 anos ou mais tem perda auditiva. Aqui estão algumas maneiras de saber se você ou alguém que você ama pode ter perda auditiva.

Sinais comuns de perda auditiva

Você costuma pedir aos outros para que repitam o que foi dito

Você costuma perguntar “o quê?” nas conversas o tempo todo, precisa olhar para o orador a fim de entender o que foi dito (por meio de leitura labial) ou sua audição pode estar enfraquecendo.

Você liga a TV e a mantém em um volume que outros consideram alto

Quando você não consegue conversar porque a TV está muito alta, é hora de fazer um teste de audição.

Você tem dificuldade para entender conversas em lugares barulhentos

Este é um dos primeiros desafios que as pessoas com perda auditiva encontram: identificar o que outra pessoa está dizendo em um lugar barulhento, como um restaurante.

Você tem dificuldade em ouvir as vozes de mulheres e crianças

A perda auditiva de alta frequência é muito comum — portanto, é de se esperar que as vozes de mulheres e crianças sejam difíceis de ouvir.

Você sente que os outros estão murmurando

Uma reclamação clássica de pessoas com perda auditiva é que os outros não falam com clareza. Se você está pensando que as pessoas estão murmurando e são difíceis de entender, pode estar diante de um sintoma de perda auditiva.

Você tem problemas para ouvir no telefone

Se você sente dificuldade ocasionalmente, não há problema. Se você constantemente sente que não consegue ouvir ao telefone, seja por telefone fixo ou celular, pode estar enfrentando um sintoma de perda auditiva.

Você evita situações sociais que antes eram agradáveis

Pessoas que não conseguem se envolver facilmente, sentem-se excluídas das conversas ou que têm experiências ruins ao tentar ouvir em espaços públicos muitas vezes decidem que é mais fácil recusar convites e ficar em casa. Não precisa ser assim.

Você sofre de zumbido nos ouvidos

O zumbido nos ouvidos costuma ser considerado um sintoma de perda auditiva ou dano ao sistema auditivo — e a perda auditiva e o zumbido muitas vezes andam de mãos dadas.

Outras pessoas dizem que você tem perda auditiva

Se mais de um amigo ou membro da família questiona sua acuidade auditiva — seja com seriedade ou ironia — adivinhe? Eles podem ter percebido algo.

Próximo: Prevenção 

Por que as pessoas ignoram a perda auditiva

As pessoas que realizam tratamento para perda auditiva costumam dizer: “por que esperei tanto tempo?” Aqui estão quatro razões comuns:

A condição é desconhecida

“Eu não tenho perda auditiva”, dizem, “é você que murmura e fala muito baixo”.

É fácil maquiar a condição

“Basta aumentar o volume, pedir aos outros que repitam o que foi dito ou evitar lugares onde a audição seja um problema.”

A condição não é vista como importante

Muitas pessoas não estão familiarizadas com as pesquisas que relacionam a perda auditiva a quedas, depressão, isolamento social e demência.

Eles acham que aparelhos auditivos causam dor

Talvez isso ocorresse antigamente, mas os aparelhos auditivos de hoje são inteligentes, sofisticados e projetados para serem colocados e esquecidos no ouvido.

Dúvidas freqüentes

Na maioria das vezes, os problemas auditivos começam gradualmente sem desconforto ou dor. Além disso, os membros da família muitas vezes aprendem a se adaptar à perda auditiva de alguém sem sequer perceber que estão fazendo isso. Aqui estão algumas perguntas para se fazer para determinar se você tem perda auditiva.

Consulte Mais informação

Existem três tipos de perda auditiva, incluindo: perda auditiva sensorial, perda auditiva condutiva e perda auditiva mista. A maioria das pessoas perde pelo menos algum grau de audição à medida que envelhece, e quando chegam aos 65 anos ou mais, uma em cada três pessoas tem algum tipo de deficiência auditiva.

Consulte Mais informação

A perda auditiva pode ocorrer a qualquer momento, em qualquer idade. Na verdade, a maioria das pessoas com perda auditiva (65%) tem menos de 65 anos! Há 6 milhões de pessoas nos EUA com 18 anos;44 com perda auditiva, e cerca de 1,5 milhão são em idade escolar.

Apenas 13% dos médicos examinam rotineiramente a perda auditiva. Uma vez que a maioria das pessoas com deficiência auditiva ouve muito bem em ambientes tranquilos (como o consultório do seu médico), pode ser muito difícil para o seu médico reconhecer esse problema. Apenas um profissional de audição treinado pode determinar a gravidade do seu problema auditivo, se você poderia ou não se beneficiar de um aparelho auditivo, e qual tipo seria melhor para você.

Esta lista de perguntas pode ajudá-lo a obter as respostas de que precisa de um especialista em audição

Você deve marcar uma consulta com um profissional auditivo como um audiólogo, especialista em aparelhos auditivos ou otorrinolaringologista para avaliação, consulta e teste auditivo. Muitos profissionais de atendimento auditivo oferecem essa avaliação gratuitamente.

Consulte Mais informação

Você pode gostar também:

6-steps-to-better-hearing
5 passos para ouvir melhor

Nosso guia gratuito mostra o que você deve fazer se tiver perda auditiva.

Baixe aqui
signs-of-hearing-loss
Sinais de perda auditiva

Os primeiros sinais de alerta de perda auditiva muitas vezes passam despercebidos. Aprenda o que procurar.

Acesse o vídeo

this is not an accurate image
Onde comprar

Encontre uma clínica perto de você que venda aparelhos auditivos Starkey.

Encontre um professional