Perda auditiva

É difícil se adaptar ao
uso de aparelhos auditivos?

Existe um período de adaptação ao uso de aparelhos auditivos?

Pode levar até quatro meses para você se acostumar com seus aparelhos auditivos e realmente tirar o máximo proveito deles. Você notará pequenas mudanças desde o início, mas é importante ser paciente. Se tiver dúvidas ou preocupações sobre o seu progresso, contate seu profissional de audição para obter ajuda. Os aparelhos auditivos geralmente precisam ser ajustados várias vezes durante o período de teste. Este é um esforço em equipe, não tenha receio de se manifestar.

Seja realista

Lembre-se de que sua perda auditiva tem sido gradual; com o passar dos anos, você perdeu a capacidade de ouvir certos sons no espectro da fala e sons normais do ambiente, como o ruído do tráfego e do vento, o zumbido de máquinas e outros ruídos de fundo.

Pratique

Quando você começa a usar aparelhos auditivos, esses sons serão restaurados, mas seu cérebro precisará de prática e reeducação para se concentrar e filtrar seletivamente os sons. Alguns sons podem até mesmo assustá-lo no início. Saiba que seu cérebro se aclimatará a esses sons novamente com o passar do tempo.

Seja paciente

Leva tempo para se adaptar aos aparelhos auditivos. Use-os ao máximo possível no início para se tornar mais hábil no reconhecimento da direção do som e para saber quais configurações de aparelho auditivo funcionam melhor para você em diferentes situações.

Descanse

O período de ajuste pode ser cansativo. É muito parecido com o retreinamento de um músculo que não é usado há algum tempo. Mas os benefícios valerão a pena depois de concluído o ajuste.

Fazer com que os aparelhos auditivos tratem a perda auditiva é um passo importante, mas não é a linha de chegada. Adaptar-se a aparelhos auditivos é mais como aprender a dirigir do que aprender a ler com novos óculos. É um processo que requer tempo, comprometimento, educação e paciência.


Cinco passos para o sucesso auditivo

Os princípios a seguir foram usados ​​por milhares de usuários de aparelhos auditivos para uma transição bem-sucedida em direção a uma saúde auditiva melhor:

  1. Aceitação
    Surpreendentemente, o primeiro passo começa antes da compra do aparelho auditivo. Aceitar sua perda auditiva permanente prepara você para obter a ajuda necessária e começar sua jornada em direção a uma audição melhor.

  2. Atitude positiva
    O segundo passo é fazer uma escolha pessoal para conseguir uma melhor audição com uma atitude positiva. A simples compra de aparelhos auditivos não indica sucesso. Para superar a perda auditiva, você deve ter o desejo de aprender e determinação para aumentar sua capacidade de ouvir. Aqueles que abordam o uso de aparelhos auditivos com uma atitude positiva têm muito mais chances de obter sucesso.

  3. Educação
    No terceiro passo, o remédio mais eficaz para a perda auditiva é a educação pessoal. Quanto mais você souber sobre sua perda auditiva e tratamento, mais ativamente poderá participar de seu ajuste ao uso de aparelhos auditivos. A audição requer mais do que ouvidos. É uma função complexa que requer a cooperação do seu cérebro e outros sentidos.

  4. Expectativas realistas
    O quarto passo em direção ao sucesso é definir expectativas realistas. Os aparelhos auditivos irão ajudá-lo a ouvir melhor— mas não perfeitamente. Concentre-se no seu aprimoramento e lembre-se de que a curva de aprendizado pode levar de seis semanas a seis meses. O sucesso vem da prática e do compromisso.

    Leia sobre como lidar com a confusão auditiva
    Quando você começa a usar aparelhos auditivos, seu cérebro fica surpreso ao receber os sinais de que estão ausentes. O cérebro precisa de tempo para se familiarizar novamente com os sons de alta frequência da fala e com os ruídos ambientais.

    Aclimatar seu cérebro ao som verdadeiro, após anos de distorção causada pela perda auditiva, pode ser um desafio. Suas percepções melhoram com o tempo, à medida que os verdadeiros sons da vida cotidiana são reintroduzidos em sua consciência depois de anos sem serem ouvidos.

    No início, todos os sons parecem altos. O tom verdadeiro do telefone, o som de suas roupas enquanto você caminha, o barulho do ar condicionado ou o zumbido do motor da geladeira parecerão altos em relação a outros sons. Esses sons se tornarão parte do seu subconsciente novamente, à medida que seu cérebro começar a priorizá-los.

  5. Prática e paciência

    Finalmente, o quinto passo em direção ao sucesso é uma combinação de prática, tempo e paciência. Depois de registrar horas suficientes para seu cérebro se aclimatar, você será capaz de ouvir de forma mais automática.

    É uma boa ideia começar com uma programação em que você use seus aparelhos auditivos em tempo parcial e gradualmente vá aumentando para usá-los desde o momento em que se levanta até a hora de ir para a cama.

    Muitos profissionais de audição recomendam ouvir livros gravados em áudio como uma forma de praticar a audição e a compreensão. Nas primeiras semanas, se for muito cansativo, descanse. Em seguida, tente novamente. Procure apoio e siga as orientações. A recompensa é imensa.

Você pode gostar também:

better-hearing-guide
50 benefícios de uma audição melhor

Existem infinitos benefícios no tratamento da perda auditiva. Listamos os 50 principais neste guia gratuito.

Baixe aqui
better-hearing-journey
A jornada para ouvir melhor

Encontre respostas para as perguntas mais comuns sobre perda auditiva.

Encontre as respostas
6-steps-to-better-hearing
5 passos para ouvir melhor

Nosso guia gratuito mostra o que você deve fazer se tiver perda auditiva.

Baixe aqui