Aparelhos auditivos

Dois aparelhos auditivos são melhores do que um?

Precisarei de um aparelho auditivo para ambos os ouvidos?

A audição humana é projetada para dois ouvidos. O termo técnico é escuta binaural, e o sistema auditivo é programado para permitir a melhor audição e compreensão possíveis.

Se a avaliação de um profissional de audição indicar que você tem perda auditiva em ambos os ouvidos, dois aparelhos auditivos podem ser recomendados. Embora possa ser tentador tentar limitar o custo comprando um único aparelho auditivo, a verdade é que um aparelho auditivo simplesmente não pode fazer o trabalho de dois.

Dois aparelhos auditivos:

Fornecem uma experiência de audição completa
Assim como quando ouvimos música, ouvir em “estéreo” em vez de “mono” melhora a qualidade do som. O estéreo é mais natural e distinto, com um som mais cheio e rico. O cérebro é naturalmente capaz de ouvir sons dessa maneira, mas para isso precisa da entrada de ambas as orelhas. Usar um aparelho auditivo quando dois são necessários não fornece toda a informação necessária ao cérebro.


Proporcionam ao seu cérebro as informações necessárias
Assim como você tem dois ouvidos, seu cérebro é composto por duas partes, e ambas trabalham juntas para criar o que é conhecido como inteligência auditiva. Cada ouvido emite um sinal diferente para o cérebro, e os sinais percorrem um complexo caminho neural. Alguns sinais permanecem no mesmo lado do cérebro; outros passam para o lado oposto, onde são recebidos de forma distinta e têm diferentes efeitos na percepção e compreensão. Este sistema complexo — envolvendo os ouvidos e os dois lados do cérebro — ajuda a aumentar a inteligência auditiva e confere a você uma melhor compreensão de tudo o que ouve.


Ajudam a detectar a direção do som
Os sinais sonoros de ambos os ouvidos conferem ao cérebro a capacidade de localizar a origem dos sons. Isso pode ser importante socialmente, pois permite que você identifique com rapidez qual pessoa em determinado grupo está falando, para que possa voltar sua atenção a ela. Também é importante por razões de segurança pessoal; por exemplo, a audição binaural ajuda a identificar a direção de onde o tráfego está se aproximando.


Contribuem para ouvir melhor
Ser capaz de ouvir a fala de pessoas de ambos os lados em um grupo é fundamental para participar plenamente de uma conversa. Se você estiver usando um aparelho auditivo apenas em um ouvido, não poderá ouvir a pessoa do outro lado. Esteja em um ambiente empresarial ou social, a compreensão é ampliada com dois aparelhos auditivos.


Reduzem a necessidade de volume
Quando dois aparelhos auditivos são usados, você pode mantê-los em um volume mais baixo e ainda ouvir adequadamente. Com apenas um aparelho auditivo, geralmente você precisa aumentar o volume a um nível desconfortavelmente alto para compensar. Isso pode causar uma das queixas mais frequentes dos usuários de aparelhos auditivos, que reclamam do fato de tudo soar muito alto. Manter o volume baixo também ajuda a proteger sua audição de danos futuros.


Ajudam a separar vozes de ruídos
Dois aparelhos auditivos com microfones direcionais permitem eliminar o ruído de fundo em um ambiente e focar na pessoa que está falando. Com apenas um aparelho auditivo, os ruídos se misturam e é difícil distinguir entre os sons que você deseja ouvir e os que não deseja.


Ajudam a mascarar o zumbido
Se você sofre com zumbidos (ruído nos ouvidos), o uso de dois aparelhos auditivos pode ajudar. Os aparelhos auditivos são frequentemente recomendados para o alívio do zumbido, mas um único aparelho auditivo sozinho não é capaz de mascará-lo.


Oferecem maior satisfação com os aparelhos auditivos em geral
Estudos mostram que as pessoas que usam dois aparelhos auditivos quando necessário estão mais satisfeitas com seus aparelhos auditivos do que aquelas que optam por usar apenas um. A qualidade do som fornecida por dois aparelhos auditivos melhora significativamente a experiência auditiva. A maioria diz que depois de experimentar dois aparelhos auditivos, jamais voltaria a usar apenas um.


Proporcionam uma audição mais relaxada
Por todas as razões acima, ouvir com dois aparelhos auditivos é menos cansativo. Você não precisa forçar a audição para entender os sons ao seu redor.

Você pode gostar também:

learn about hearing loss
Saiba mais sobre perda auditiva

Obtenha os fatos sobre as causas da perda auditiva, o tratamento e muito mais.

Ver mais
test your hearing
Teste sua audição

Deseja saber se você tem perda auditiva? Nosso teste on-line gratuito leva apenas 5 minutos.

Tente aqui
hearing doctor appointment
Agende uma consulta

Encontre um profissional de audição local que possa ajudar.

Agendar